Falsa notícia sobre Ronaldo é usada para roubar senhas bancárias

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um e-mail com uma notícia falsa está circulando pela internet com o objetivo de fazer o internauta clicar em um link e inadvertidamente infectar seu computador com programas maliciosos que roubam senhas bancárias.A mensagem tenta reproduzir a marca do G1 e traz uma notícia falsa sobre o jogador Ronaldo. Como é comum em mensagens fraudulentas na internet, apresenta erros gramaticais e de ortografia.
A notícia falsa incentiva o internauta a clicar no link para assistir a um vídeo sobre Ronaldo, mas o endereço guarda, na verdade, códigos maliciosos que podem infectar o computador e abrir portas para piratas virtuais roubarem dados.
Em 2008, golpes parecidos usaram notícias falsas sobre o Big Brother Brasil, o apresentador Silvio Santos e o caso da morte da menina Isabela Nardoni para infectar computadores de usuários desavisados.

Códigos maliciosos
Os programas maliciosos, que não são capazes de se espalhar sozinhos, facilitam o acesso de piratas de computador ao PC do usuário, permitindo o roubo de informações como dados sobre sua conta bancária. Esse tipo de ameaça é chamada de Phishing Scam. Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

De acordo com o especialistas em segurança Altieres Rohr, colunista do G1 , o programa utilizado pelos golpistas que criaram o e-mail com a falsa notícia de Ronaldo é um cavalo-de-tróia (trojan) que tenta desinstalar programas de segurança de bancos. O programa, batizado de cltmon.exe, foi detectado por apenas 6 de 30 antivirus testados.

Segundo Rohr, o programa monitora pelo menos 49 sites, entre eles os dos bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal.


Portal de Notícias da Globo.

1 comentários:

Dulce Miller disse...

Aff, não aguento mais ouvir notícias sobre esse Ronaldo. Ainda mais essa agora, com vírus? Tinha que ser com ele ¬¬

  © Blogger templates Newspaper II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP